Página Inicial

Próximo Eventos

15

OUT

Festas a Nª Srª dos Altos-Céus e S. Mamede

Largo dos Altos Céus, Anta, Espinho - 8:0h

25-26

NOV

IV Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga - 2017

Braga, Auditório Vita

Ver o calendário

Login

Username

Password

Concerto Viagens

Maestro

Filipe Fonseca

Filipe Fonseca
Filipe Fonseca

Filipe Fonseca apresenta-se como um dos jovens maestros mais promissores da actualidade. Iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos, numa escola de música de caráter particular, sob a orientação do Professor Paulo Botelho. Ao longo do seu percurso académico estudou com vários professores de renome, entre eles Francisco Ferreira, Henk van Twillert e Fernando Ramos. Terminou a licenciatura em saxofone com 20 valores no ano de 2008.

Trabalhou com alguns dos mais cotados maestros e saxofonistas ao longo do seu percurso, tais como Jean Yves Formeau, Vincent David, Gilberto Bernardes, Mário Marzi, Claude Delangle, Arno Bornkamp, e Direcção de Orquestra com os Maestros Jan Cober, Rafael Pascual Vilaplana e Francisco Ferreira.

Conquistou vários prémios em concursos internacionais, dos quais se destacam 1º prémio de saxofone no "Concorso Internazionale di Musica Marco Fiorindo" - Turim (Itália, 2005), 1º prémio no "Concurso Vítor Santos", integrado no FISPalmela (2005), 1º prémio no "Concorso per Giovanni Interpreti Cita di Chieri" (Itália, 2007), nas categorias de saxofone solista, e música de câmara com o Ensemble de Saxofones Vento do Norte, vencedor do II Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro "Terras de La Salette" (2009), na categoria saxofone sénior. É membro fundador do ensemble de saxofones Vento do Norte, com o qual se apresentou em concertos por todo o país, na Venezuela, Bélgica e Holanda, tendo em maio de 2008, gravado com este mesmo grupo o primeiro CD "Adagio for Saxophones". Em 2008 trabalhou como professor colaborador de saxofone na ESMAE, leccionando as disciplinas de colectivo e orquestra de saxofones. Com a Orquestra Portuguesa de Saxofones dirigiu concertos por todo o país, Holanda, Bélgica e Venezuela. Dirigiu a Orquestra de Sopros do conservatório de Vila Real, de 2010 a 2013.

Tocou a solo com a Orquestra Clássica de Espinho,Orquestra Filarmónica de Turim, Banda Sinfonica Portuguesa e Banda Militar do Porto. Gravou a solo com as bandas de Melres e Cinfães. Dirigiu como maestro convidado a Orquestra de Sopros da Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI), a Banda Sinfonica dos 1º e 2° Estágio Nacional de Orquestra de Sopros de Silvalde, e a Orquestra Filarmonia de Vermoim, dirigirá em Abril de 2015 a ópera infantil "As palavras na barriga" de Vasco Negreiros, com o Ensemble, coros e solistas da AMVP.

Leciona saxofone na Academia de Música de Vilar do Paraíso.

Desde 2009 é director artistico da Banda de Silvalde.